Um dos principais benefícios da IA na educação é a capacidade de personalizar o aprendizado, com o apoio de ferramentas e algoritmos. (Foto: Envato Elements)
A inteligência artificial (IA) tem revolucionado diversos setores, incluindo a educação. Sua introdução no ambiente educacional é desafiadora, trazendo questionamentos sobre a aplicação da tecnologia no modelo tradicional de ensino-aprendizagem, enquanto se oferece um ambiente inovador, interativo e rico em trocas entre professores e alunos.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Um dos principais benefícios da IA na educação é a capacidade de personalizar o aprendizado. Com o apoio de ferramentas e algoritmos específicos, é possível analisar o desempenho dos alunos, adaptando o conteúdo ao longo da jornada do conhecimento, permitindo que cada aluno ajuste seu ritmo de aprendizagem. Por exemplo, o uso de plataformas de ensino online como o Duolingo utiliza IA para personalizar as atividades de aprendizagem.
Outro exemplo são as ferramentas que usam os modelos de LLMs (Large Language Model), como o ChatGPT e LlaMA, que auxiliam na construção de conteúdo. No entanto, o uso excessivo dessas tecnologias gera preocupações sobre uma possível dependência, que pode reduzir o pensamento crítico e criativo, afetando as interações sociais, especialmente as atividades de grupo.
Outro aspecto importante é a criação de ambientes de aprendizagem interativos e imersivos que ao combinar tecnologias como a realidade aumentada (AR) e a realidade virtual (VR), proporcionam experiências educacionais que vão além da sala de aula tradicional.
A integração da IA na educação traz grandes desafios relacionados à segurança dos dados utilizados. É imprescindível garantir a conformidade e a privacidade dos dados, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Em suma, a utilização da IA é inevitavelmente crescente, oferecendo inúmeras vantagens, especialmente ao personalizar o ensino, tornando-o mais eficiente e interativo. Contudo, é necessário estar atento aos desafios éticos e encontrar um ponto de equilíbrio entre o uso da tecnologia e a humanização do aprendizado, garantindo uma boa aliança entre esses elementos, sem perder a essência da educação. Isso é fundamental para formar profissionais éticos e capazes para o mercado.
EUA e Reino Unido rejeitam acordo global sobre IA sustentável
Elon Musk lidera oferta de US$ 97,4 bilhões pela OpenAI