A redução da projeção do PIB para 2025 ocorre bom base na elevação dos juros e a desaceleração da economia no quarto trimestre de 2024. (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)
A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda reduziu, na última quinta-feira (13), a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2025 para 2,3%. A estimativa anterior, divulgada em novembro, era de 2,5%.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Segundo a SPE, a redução da projeção do PIB para 2025 ocorre bom base na elevação dos juros, a desaceleração da economia no quarto trimestre de 2024 e o cenário externo. O ministério também manteve a previsão de crescimento da agropecuária em 6%, impulsionada pelas perspectivas favoráveis para a safra de 2025 e pelo aumento do abate de bovinos no fim de 2024.
A projeção para a indústria foi revisada de 2,5% para 2,2%, impactada pela queda na indústria de transformação e na construção. A expansão da indústria extrativa, com a entrada de novas plataformas de petróleo, deve compensar parte dessa desaceleração. No setor de serviços, a estimativa passou de 2,1% para 1,9%, refletindo a redução no ritmo de concessões de crédito e a menor geração de empregos.
Guilherme Mello, secretário de Política Econômica, afirmou que ainda não é possível avaliar os efeitos da política comercial de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, sobre o crescimento do Brasil em 2025. Até o momento, os impactos observados são setoriais e não macroeconômicos.
Caso o cenário internacional exija ajustes, a SPE poderá revisar novamente as projeções. A atualização dos dados dependerá da evolução da economia global e das condições do mercado interno.
Ceará reduz proporção de jovens que não trabalham e nem estudam
BRICS: Brasil prioriza pagamentos transfronteiriços e descarta moeda comum