Energia solar: adesão à micro e minigeração cresce e adiciona 725 MW em janeiro

Por: Redação | Em:
Tags:, , ,
energia solar

O número de unidades consumidoras que passaram a utilizar excedentes de energia própria chegou a 112 mil no mês. (Foto: Envato Elements)

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), mais de 65 mil consumidores instalaram sistemas de micro e minigeração distribuída (MMGD) em janeiro, adicionando 725 megawatts (MW) à capacidade instalada do país. Toda a expansão ocorreu por meio de painéis solares fotovoltaicos.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


O número de unidades consumidoras que passaram a utilizar excedentes de energia própria chegou a 112 mil no mês. A MMGD permite que consumidores gerem eletricidade a partir de fontes renováveis ou cogeração qualificada e utilizem créditos quando não há geração ativa.

São Paulo liderou o crescimento em janeiro, com 13.463 novas usinas e 122 MW adicionais. Goiás veio em seguida, com 76 MW, e Minas Gerais, com 75 MW. Em número de instalações, Minas ficou em segundo lugar, com 5.343 sistemas, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 4.877. Campo Grande/MS foi a cidade com maior expansão, somando 1.112 novas usinas.

Dados da ANEEL indicam que o Brasil possui 3,28 milhões de sistemas conectados à rede, com potência instalada de 36,90 gigawatts (GW). Aproximadamente 4,91 milhões de unidades consumidoras utilizam créditos de energia gerada.

Residências representam 79,63% das usinas em operação e 49,04% da potência instalada. O setor comercial detém 10,08% das usinas e 28,69% da potência. O segmento rural responde por 8,61% das instalações e 13,77% da capacidade total.

A MMGD inclui microgeração, com potência de até 75 quilowatts (kW), e minigeração, entre 75 kW e 3 MW, podendo chegar a 5 MW em casos específicos, conforme a Lei nº 14.300/2022.

Saiba mais:

Kroma lança pedra fundamental do Complexo Fotovoltaico Arapuá, no Vale do Jaguaribe

Consórcio Nordeste firma parceria com Ministério da Fazenda para transição energética

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas