No último trimestre de 2024, o turismo cearense cresceu 14,1%, resultado maior que a taxa apresentada pelos demais estados nordestinos – Bahia, por exemplo, registrou 11,8% e Pernambuco 8,3%. O desempenho do Ceará, inclusive, foi bem superior ao nacional (na mesma comparação, ou seja, quarto trimestre): de 9,2%.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Os números estão no Enfoque Econômico (Nº 290) – Análise Histórica do Desempenho do Índice de Atividade Turística (Iatur) do Ceará, trabalho elaborado pelo analista de Políticas Públicas Daniel Suliano, da Diretoria de Estudos Econômicos (Diec), que tem como diretor o professor Ricardo Pereira, do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).
Ele avalia que, no primeiro trimestre de 2024, o turismo cearense registrou um crescimento de 15,2%, tendo nos trimestres subsequentes apresentado uma sequência negativa. “O estado, em 2022, ainda vinha apresentando um crescimento robusto devido a recuperação pós-pandemia, especialmente no primeiro e segundo trimestre, criando, assim, uma base alta de comparação e tornando os incrementos subsequentes em 2023 mais desafiadores” – observa.
No primeiro e segundo trimestres de 2024 – explica Daniel Suliano – a Bahia liderou o crescimento no Nordeste, com taxas de crescimento de 6,4% e 12,8%, respectivamente. Mas, a partir do terceiro trimestre de 2024, o Ceará registrou um desempenho similar ao estado da Bahia – crescimento de 3,3% e 3,4%, respectivamente. “Ademais, a partir do segundo trimestre de 2024 o Ceará apresentou um desempenho notável no setor turístico ao crescer 6,1%” – ressalta.
O índice
A Iatur é um indicador construído a partir da Pesquisa Mensal dos Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que analisa o desempenho setorial, além de estabelecer tendências das atividades no médio e no longo prazo. A PMS é mensurada com base nos serviços empresariais não-financeiros mediante o uso da receita bruta de serviços de empresas formalmente constituídas.
Trata-se de indicadores conjunturais e ferramentas essenciais para o acompanhamento da evolução da atividade econômica e, portanto, servindo de subsídios para a tomada de decisão do setor privado e do setor governamental, bem como a implementação de políticas públicas setoriais.
O Índice de Atividades Turísticas é um indicador composto pelos segmentos que são característicos da indústria do turismo, a partir do segmento de serviços prestados às famílias, transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio e dos serviços profissionais, administrativos e complementares.
Saiba mais:
Ceará registra 93% de ocupação e turismo deve gerar R$ 6 bi em receita no Réveillon
Ceará lidera buscas e movimenta turismo para o Réveillon 2024/2025