O Grok 3 promete reduzir erros comuns em chatbots, como as chamadas “alucinações”, por meio de mecanismos avançados de autocorreção. (Foto: Reprodução/Rokas Tenys/Shutterstock)
A xAI, empresa de inteligência artificial (IA) de Elon Musk, lançou o Grok 3 na última segunda-feira (17), ampliando a competição com o ChatGPT, da OpenAI, e o DeepSeek R1, da chinesa DeepSeek. O novo modelo, segundo Musk, tem 10 vezes mais capacidade computacional que seu antecessor.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
O Grok 3 promete reduzir erros comuns em chatbots, como as chamadas “alucinações”, por meio de mecanismos avançados de autocorreção. Segundo Musk, testes internos indicam que o modelo supera concorrentes conhecidos no mercado.
A atualização chega em um cenário de crescente competição no setor de IA. A DeepSeek atraiu atenção em janeiro com o lançamento do R1, que combina baixo custo e alta qualidade, desafiando a liderança dos Estados Unidos na tecnologia.
A disputa também reacende a rivalidade entre Musk e Sam Altman, CEO da OpenAI e ex-colaborador do bilionário. A OpenAI domina o mercado com o ChatGPT, enquanto Musk tenta fortalecer sua presença no setor.
Além disso, o lançamento do Grok 3 ocorre em meio a mudanças políticas nos EUA. Musk tem se beneficiado de cortes de gastos promovidos pelo governo de Donald Trump, que impactam agências responsáveis por regular empresas como Tesla, SpaceX e a rede social X.
A influência do empresário sobre decisões governamentais levanta questões sobre possíveis conflitos de interesse, já que algumas das agências afetadas supervisionam diretamente setores estratégicos de suas companhias.
Uso de IA no marketing ganha espaço entre empresas no Brasil
EUA e Reino Unido rejeitam acordo global sobre IA sustentável