Na América do Sul, o passaporte do Brasil tem a segunda melhor posição, ao lado da Argentina, atrás do Chile. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O passaporte brasileiro está entre os mais poderosos do mundo, ocupando a 17ª posição no ranking da Henley & Partners em 2025, líder global de consultoria em residência e cidadania. O documento garante acesso a 169 países sem necessidade de visto, mantendo a mesma classificação do ano anterior, quando permitia a entrada em 171 destinos.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
O Henley Passport Index avalia 199 passaportes e 227 destinos com base em dados da International Air Transport Association (Iata). A lista se tornou referência para cidadãos globais e governos ao medir a liberdade de deslocamento internacional.
Na América do Sul, o Brasil tem a segunda melhor posição, ao lado da Argentina, atrás do Chile, que permite entrada sem visto em 175 países. O Uruguai ocupa o terceiro lugar regional, com acesso a 156 destinos.
No ranking global, Cingapura lidera com 193 países acessíveis sem visto. Japão e Coreia do Sul dividem a segunda posição, com 190 destinos. Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Irlanda e Espanha aparecem na terceira colocação, com 189 localidades.
Na outra ponta, o Afeganistão tem o passaporte mais restrito, ocupando a 99ª posição, com acesso a apenas 25 países sem visto. Síria e Iraque seguem logo acima, com 27 e 30 destinos, respectivamente.
*Com informações do portal Época Negócios
BNB libera R$ 1,4 bilhão para turismo em 2025
Turismo cearense cresce 14,1% no 4º Tri/2024 e supera índices do Brasil, Bahia e Pernambuco