Inflação: Copom eleva juros ao maior nível em nove anos

Por: Redação | Em:
Tags:, , , , , ,
focus do banco central e inflação e pib bc e economia copom selic

A decisão, anunciada na última quarta-feira (19), marca o quinto aumento consecutivo dos juros e visa conter a inflação. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) elevou a taxa básica de juros (Selic) para 14,25% ao ano, o maior nível em nove anos. A decisão, anunciada na última quarta-feira (19), marca o quinto aumento consecutivo dos juros e visa conter a inflação.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


O Copom justificou a decisão citando um “ambiente externo desafiador” e a persistência da alta nos preços. O BC indicou que pode desacelerar o ritmo de alta na próxima reunião, em maio.

A elevação contraria o pedido do presidente Lula por cortes nos juros para impulsionar o crescimento econômico. O mercado já esperava a decisão, segundo levantamento do jornal Valor com mais de 100 instituições financeiras.

Inflação e impacto na economia

A inflação em 12 meses superou 5% em fevereiro, fora da meta oficial de 1,5% a 4,5%. O BC aposta que juros mais altos ajudarão a conter os preços e reduzir o consumo.

A Selic voltou ao patamar de julho de 2015 a agosto de 2016, quando o país enfrentava recessão. O cenário atual, porém, tem diferenças: o desemprego está em 6,5% e o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 3,4% em 2024, o melhor resultado desde 2021.

A popularidade de Lula caiu para 24%, segundo pesquisa Datafolha. O aumento dos juros pode dificultar ainda mais a recuperação da aprovação do governo.

Saiba mais:

Governo vai tributar lucros e dividendos enviados ao exterior

Declaração do Imposto de Renda começa hoje (17)

Top 5: Mais lidas