Menos ovos de Páscoa em 2025 com alta no preço do cacau

Por: Redação | Em:
Tags:, , ,
páscoa e cacau

A disparada nos custos do cacau levou as indústrias a buscar alternativas, como tamanhos menores, recheios diversos. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates (Abicab), a produção de ovos de Páscoa no Brasil cairá 22% em 2025. A instituição estima que serão fabricados 45 milhões de unidades, contra 58 milhões em 2024. O setor enfrenta o impacto do aumento de mais de 180% no preço do cacau no último ano.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


A produção total de chocolates no país cresceu 3% em 2024, atingindo 803 mil toneladas. Mas a disparada nos custos do insumo principal levou as indústrias a buscar alternativas, como tamanhos menores, recheios diversos e formatos diferenciados.

O preço de chocolates em barra e bombons subiu 16,53% em 12 meses, segundo o IPCA. Para evitar um impacto ainda maior no consumidor, fabricantes reformularam o portfólio, investindo em variedade sem alterar receitas.

Estratégia para driblar custos do cacau

Mesmo com menos ovos disponíveis, a oferta de produtos aumentou. Em 2025, serão 803 tipos diferentes, incluindo 93 novos lançamentos. O foco das indústrias é diversificar sem repassar integralmente a alta do cacau para os preços finais.

A Abicab destaca que a redução da produção não foi uma escolha das empresas, mas resultado das condições do mercado global. O setor priorizou ajustes no mix de produtos em vez de alterações nas fórmulas dos chocolates.

Grandes marcas afirmam que custos adicionais, como logística e mão de obra, também influenciam os preços. Empresas como a Ferrero apostam em eficiência operacional para minimizar impactos ao consumidor.

Saiba mais:

Agricultura de precisão: maior produtividade e redução de custos

xFarm Technologies e Checkplant anunciam fusão para ampliar gestão agrícola

Top 5: Mais lidas