A Noblesse Barber Express oferece aos franqueados um modelo estruturado com suporte completo, com uso da marca em território exclusivo e mais. (Foto: Envato Elements)
O setor de estética masculina segue em crescimento, impulsionado pelo aumento da preocupação dos homens com cuidados pessoais. Serviços como corte de cabelo, barba e limpeza de pele se popularizaram, fortalecendo o mercado de barbearias.
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A Noblesse Barber Express, localizada no Shopping Del Paseo, piso L3, em Fortaleza, registrou mais de 600 atendimentos no primeiro mês de operação. O corte de cabelo representa 70% dos serviços, seguido pela barba, com 23% da demanda.
Miguel Andrade, empreendedor e fundador da barbearia, em entrevista exclusiva à Trends, destacou o crescimento desse mercado. “A estética masculina vem crescendo muito nos últimos anos, pois os homens passaram a se cuidar mais. Hoje, eles não têm mais vergonha de cuidar da beleza. Então, é um mercado crescente e, cada vez mais, o público masculino procura esse tipo de serviço”, destaca.
Além da alta procura, o setor tem ganhado destaque em razão da Lei do Salão-Parceiro, que tem como principal objetivo regularizar uma prática frequente nos salões de beleza: a contratação de profissionais como cabeleireiros, esteticistas, barbeiros, depiladores, maquiadores, manicures, entre outros, sob o regime de trabalhadores autônomos.
O maior benefício da norma é propor avanços na relação contratual. Cada profissional da beleza tem a possibilidade de continuar atuando para receber uma comissão de acordo com os valores de mercado. Em contrapartida, o dono do salão tem a segurança na questão tributária e trabalhista.
A Noblesse Barber Express aposta em um modelo de barbearia rápida com serviços premium e preços competitivos. A rede oferece agendamento digital por meio de um aplicativo, permitindo que os clientes façam reservas de forma prática. Além disso, a empresa inova ao substituir a tradicional toalha quente pelo vapor de ozônio no processo de barbear, medida adotada para aumentar a higiene e proporcionar um efeito relaxante durante o atendimento.
De acordo com Andrade, a barbearia oferece aos franqueados um modelo estruturado com suporte completo. A franquia garante uso da marca em território exclusivo, consultoria para escolha do ponto comercial, projeto arquitetônico e acompanhamento da obra. Além disso, os franqueados recebem orientação sobre serviços e produtos, suporte para seleção e treinamento da equipe, além de um sistema de gestão integrado com aplicativo no modelo SaaS.
A abertura da franquia exige um investimento inicial a partir de R$ 160 mil, incluindo R$ 40 mil de taxa de franquia e R$ 20 mil de capital de giro. O modelo opera com um mínimo de três cadeiras e tem royalties mensais de 7,5% da receita operacional bruta, incluindo marketing. O retorno do investimento (payback) está estimado entre 18 e 24 meses.
O processo de adesão envolve etapas de análise e aprovação do candidato, apresentação do plano de negócios, assinatura do contrato e treinamento para inauguração. A Noblesse aposta nesse formato para expandir sua presença no mercado e atrair empreendedores que buscam um modelo consolidado de barbearia.
“Unimos a minha experiência como empreendedor e franqueado para compreender os exemplos bons e ruins, a fim de criar uma nova franquia e entrar no mercado de beleza masculina, através desse novo modelo.” Miguel Andrade, fundador da barbearia Noblesse Barber Express
A iniciativa surgiu após convite dos dois barbeiros parceiros que já atendiam Miguel Andrade. Com isso, a experiência do empresário permitiu identificar tanto práticas bem-sucedidas quanto desafios enfrentados no setor, impulsionando a criação de um novo modelo de negócio voltado à estética masculina.
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