Além da visita ao frigorífico, a comitiva conheceu a sede da Fambras para alinhar parcerias e ampliar a certificação halal no Ceará. (Foto: Divulgação / SDE)
A indústria frigorífica Guidara avalia a instalação de uma unidade no interior do Ceará. Uma comitiva cearense visitou a empresa em São Paulo para conhecer o método halal de abate, que poderá ser adotado no estado.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
A visita ocorreu na última semana, durante a feira Fruit Attraction São Paulo, e reuniu representantes do governo estadual, prefeitos e do setor agropecuário. O projeto ainda está em fase de estudos de viabilidade técnica e econômica.
A Guidara, fundada em 1978, atua com ovinos e bovinos e comercializa carnes nobres para o mercado árabe. A empresa faz parte do grupo Vicunha, que também opera no setor de frutas e foi um dos expositores da feira.
Uma comitiva cearense que visitou a indústria frigorífica, para conhecer seu modelo de operação, incluiu Domingos Filho, secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), e Silvio Carlos, secretário-executivo do Agronegócio da SDE.
Também participaram Amilcar Silveira, presidente da Federação da Agricultura do Ceará (FAEC), e os prefeitos de Quixadá, Ricardo Silveira, de Tauá, Patrícia Aguiar, de Independência, William Vieira, de Aiuaba, Neto Feitosa, e de Quiterianópolis, Juliana Abreu.
Além da visita ao frigorífico, a comitiva conheceu a sede da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras) para alinhar parcerias e ampliar a certificação halal no Ceará. O objetivo é fortalecer exportações para o mundo árabe.
Caso a instalação da unidade seja confirmada, o governo estadual promete apoio à iniciativa, destacando o potencial de geração de empregos e negócios no setor agropecuário. “A iniciativa da empresa contará com o apoio do governador Elmano de Freitas, especialmente porque trará novas oportunidades de negócios para nosso estado além da geração de diversos empregos”, declarou o titular da SDE
O projeto é visto como uma oportunidade para ampliar o mercado de ovinos e caprinos no Ceará e fortalecer a participação do estado no comércio internacional de carnes certificadas.
Lei do Bem na indústria: qual sua importância para alavancar a inovação no setor?
Brasileira Global Eggs compra gigante americana por US$ 1,1 bi