Investidores buscam oportunidades no Brasil e com isso o Ibovespa está sendo negociado a 7 vezes os lucros estimados. (Foto: Envato Elements)
As ações brasileiras registram um dos melhores inícios de ano desde 2022, impulsionadas por investidores que buscam oportunidades fora dos Estados Unidos (EUA). O Ibovespa acumula alta de 18% em dólar em 2024, após uma queda de 30% no ano passado, enquanto o fluxo estrangeiro na B3 já soma R$ 12 bilhões.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Investidores buscam oportunidades no Brasil diante da volatilidade nos EUA e com isso o Ibovespa está sendo negociado a 7,48 vezes os lucros estimados, abaixo da média histórica e dos principais mercados emergentes.
O fluxo estrangeiro acompanha a valorização. Até 26 de março, investidores internacionais aportaram R$ 12 bilhões na B3, o maior volume para um primeiro trimestre desde 2022.
O Brasil tem uma economia relativamente fechada, com exportações representando 18% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023, o que reduz impactos de tensões comerciais globais. Esse isolamento, além das avaliações baratas, fortalece a atratividade do mercado local.
A expectativa de fim do ciclo de alta dos juros também impulsiona o mercado acionário. Investidores apostam que o Banco Central (BC) pode encerrar a elevação das taxas em breve.
Há também projeções políticas no radar. Parte dos investidores acredita que um governo mais favorável ao mercado pode assumir em 2026, ampliando o otimismo com as ações brasileiras.
ETFs que pagam dividendos ganham espaço no Brasil
Tesouro e B3 lançam programa para ampliar base de investidores