O projeto já passou pela Câmara e, se sancionado, garantirá um novo fluxo de recursos para fomentar a economia criativa no Brasil. (Foto: Jonas Pereira/Agência Senado)
O Senado aprovou um projeto que permite a destinação de recursos dos fundos constitucionais para a economia criativa. A medida libera o financiamento de atividades baseadas em conhecimento, criatividade e capital intelectual. A proposta segue para sanção presidencial.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Os fundos de Financiamento do Norte, Nordeste e Centro-Oeste poderão apoiar negócios em propaganda, arquitetura, turismo, design, moda, audiovisual, software, música, artes performáticas, mídia digital, rádio e TV, entre outros setores. Pessoas físicas e jurídicas terão acesso ao financiamento.
Essas atividades envolvem a geração e exploração de propriedade intelectual, ampliando oportunidades para empreendedores e empresas que atuam na economia criativa.
Segundo a senadora Dorinha Seabra, os três fundos constitucionais terão cerca de R$ 63,9 bilhões disponíveis em 2024. A proposta pode impulsionar investimentos em setores inovadores e intensivos em conhecimento.
O projeto já passou pela Câmara e, se sancionado, garantirá um novo fluxo de recursos para fomentar a economia criativa no Brasil.
Brasil é eleito país criativo do ano pelo Cannes Lions
Cultura do Nordeste receberá incentivo de R$ 50 mi com Programa Rouanet