84% dos brasileiros aprovam ofertas personalizadas com base no histórico de compras

Por: Redação | Em:
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Outro ponto do levantamento mostra que 45% dos entrevistados seguem listas de compras, mas acabam adquirindo itens por impulso. (Foto: Envato Elements)

Consumidores brasileiros estão priorizando personalização, conveniência e experiências imersivas nas compras, de acordo com o estudo “Dados sobre Consumo e Fidelização no Brasil”. O levantamento indica que 84% dos entrevistados consideram positivo o uso do histórico de compras por marcas em troca de benefícios como descontos.


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Essa preferência impacta diretamente a adesão a programas de fidelidade, que já alcançam 66% dos consumidores. Além disso, 41% estão dispostos a gastar mais quando a compra oferece uma experiência inovadora, evidenciando uma mudança de comportamento que ultrapassa a lógica da simples transação.

A pesquisa, realizada pela Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados, em parceria com o Opinion Box, referência em tecnologia para pesquisa de mercado e experiência do cliente, destaca que a gestão da jornada de compra, tanto no ambiente físico quanto no digital, deve ser baseada em dados comportamentais.

Christiane Cruz Citrângulo, chief of Marketing & Sales Officer (CMSO) da Neogrid, afirma que o momento da compra se tornou um importante diferencial competitivo, uma vez que “o consumidor não busca mais apenas o produto, mas também conveniência, personalização e inovação ao longo dessa jornada”, explica. 

Para empresas que atuam no varejo ou prestam serviços diretos ao consumidor, entender o perfil de compra e oferecer vantagens relevantes pode aumentar o ticket médio e a recorrência.

Além disso, outro ponto do levantamento mostra que 45% dos entrevistados seguem listas de compras, mas acabam adquirindo itens por impulso, o que reforça a importância de pontos de contato personalizados no momento da decisão.

Brasileiros esperam por mais tecnologia nos supermercados

A tecnologia evolui constantemente para tornar nossa rotina mais eficiente e fácil – e no setor varejista não é diferente. À medida que o consumidor se torna mais exigente, aumenta a expectativa por inovação e tendências que aperfeiçoem sua experiência de compra. A pesquisa Neogrid/Opinion Box evidencia que 48,6% dos entrevistados esperam mais tecnologia e inovação nas lojas do futuro com um foco crescente em personalização (21,5%).

A facilidade de compra é destacada por 34,6% dos respondentes como o principal benefício do uso das novas tecnologias no varejo. Outros fatores valorizados incluem economia de tempo (33,5%), experiência de compra aprimorada (17,8%) e acesso a informações mais detalhadas sobre produtos (13,2%).

O estudo mostra que a aplicação dessas tecnologias já é, em parte, uma realidade. Quando questionados sobre a experiência de compra em supermercados sem o atendimento humano, por meio de caixas automáticos ou self-checkout, 61,6% dos entrevistados afirmam já ter utilizado e aprovado essa experiência, enquanto 10,7% relatam ter usado, mas não gostado. Além disso, 22,6% dizem nunca ter experimentado, porém, demonstram interesse em testar essa modalidade de compra um dia.

Varejistas apostam em programas para fidelizar clientes

Do outro lado do balcão, os varejistas estão intensificando suas estratégias para atrair e fidelizar clientes. De acordo com os dados, 7 em cada 10 consumidores brasileiros aderiram a programas de fidelidade de algum supermercado (66%). Desse total, 59% participam de duas ou quatro dessas iniciativas. No contexto virtual, 59,7% dos respondentes contam fazer parte de algum programa de fidelidade de lojas virtuais.

Quando questionados sobre os possíveis benefícios considerados na hora de se filiar a um programa de fidelidade, 60,4% elegeram as milhas áreas como o preferido. Logo atrás estão descontos (53,7%), acesso a promoções exclusivas (42,3%) e sorteios (22,5%).

Lealdade às marcas

A análise sobre os fatores que influenciam a fidelidade a uma marca específica apontou que a qualidade do produto (76%) é o principal determinante na escolha de um rótulo no momento da compra. Em segundo lugar, aparece o preço do item (42,7%) e depois a boa experiência de compra (33,5%). Outro aspecto relevante observado foi o posicionamento e a identidade da marca, com 20% dos entrevistados afirmando que a identificação dos valores da marca com os seus clientes motiva a lealdade.

O levantamento também analisou a satisfação dos participantes em relação às marcas que consomem atualmente. Conforme os resultados, 73% dos respondentes afirmaram estar satisfeitos, enquanto 16% se mostraram neutros e 11% expressaram insatisfação significativa.

Pesquisa avaliou hábitos de compras nos varejos físico e digital

Um total de 51,7% dos consumidores costuma visitar o mesmo supermercado físico regularmente. Para entender o que os motiva a optar pela compra presencial sempre no mesmo local, o estudo indica que a razão central é a variedade de marcas e produtos (49,8%), seguida por descontos oferecidos (43,4%) e conveniência da localização (42%). Ainda no ambiente físico, 45% dos entrevistados seguem uma lista de compras no supermercado, mas acabam comprando também por impulso.

Quando se trata do ambiente digital, a fidelidade dos consumidores a um único local é menor. Dos entrevistados, 27% frequentemente compram em uma mesma loja virtual. A maioria, 51% das pessoas, faz isso apenas às vezes. E 4% sempre compram no mesmo e-commerce. Outra parcela igual, de 4%, disse nunca comprar no mesmo ambiente digital. 

Já em relação ao uso de aplicativos, como iFood e Rappi, para compras de itens de mercado, 34,7% dos respondentes justificam utilizá-los ocasionalmente, 26,8% semanalmente, 21,1% mensalmente, 7,9% diariamente e 9,4% nunca recorreram a essas plataformas.

Cartão de crédito é meio de pagamento mais utilizado nos supermercados

A pesquisa Neogrid/Opinion Box menciona que o cartão de crédito é o método de pagamento mais utilizado nos supermercados, escolhido como principal por 62,5% dos entrevistados. Em seguida, aparecem o cartão de débito (16,4%), o PIX (9%) e os apps de pagamento, como Apple Pay, Google Pay e Mercado Pago (4,1%). O tradicional dinheiro em espécie é utilizado como meio de pagamento predominante por apenas 3,8% dos respondentes.

Perfil dos entrevistados

O estudo foi executado online, no Painel de Respondentes do Opinion Box, entre os dias 5 e 12 de fevereiro de 2025, com mais de 2 mil pessoas de todo o Brasil acima de 16 anos e de todas as classes sociais que são responsáveis ou parcialmente responsáveis pelas compras da casa.

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