Outro ponto do levantamento mostra que 45% dos entrevistados seguem listas de compras, mas acabam adquirindo itens por impulso. (Foto: Envato Elements)
Consumidores brasileiros estão priorizando personalização, conveniência e experiências imersivas nas compras, de acordo com o estudo “Dados sobre Consumo e Fidelização no Brasil”. O levantamento indica que 84% dos entrevistados consideram positivo o uso do histórico de compras por marcas em troca de benefícios como descontos.
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Essa preferência impacta diretamente a adesão a programas de fidelidade, que já alcançam 66% dos consumidores. Além disso, 41% estão dispostos a gastar mais quando a compra oferece uma experiência inovadora, evidenciando uma mudança de comportamento que ultrapassa a lógica da simples transação.
A pesquisa, realizada pela Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados, em parceria com o Opinion Box, referência em tecnologia para pesquisa de mercado e experiência do cliente, destaca que a gestão da jornada de compra, tanto no ambiente físico quanto no digital, deve ser baseada em dados comportamentais.
Christiane Cruz Citrângulo, chief of Marketing & Sales Officer (CMSO) da Neogrid, afirma que o momento da compra se tornou um importante diferencial competitivo, uma vez que “o consumidor não busca mais apenas o produto, mas também conveniência, personalização e inovação ao longo dessa jornada”, explica.
Para empresas que atuam no varejo ou prestam serviços diretos ao consumidor, entender o perfil de compra e oferecer vantagens relevantes pode aumentar o ticket médio e a recorrência.
Além disso, outro ponto do levantamento mostra que 45% dos entrevistados seguem listas de compras, mas acabam adquirindo itens por impulso, o que reforça a importância de pontos de contato personalizados no momento da decisão.
A tecnologia evolui constantemente para tornar nossa rotina mais eficiente e fácil – e no setor varejista não é diferente. À medida que o consumidor se torna mais exigente, aumenta a expectativa por inovação e tendências que aperfeiçoem sua experiência de compra. A pesquisa Neogrid/Opinion Box evidencia que 48,6% dos entrevistados esperam mais tecnologia e inovação nas lojas do futuro com um foco crescente em personalização (21,5%).
A facilidade de compra é destacada por 34,6% dos respondentes como o principal benefício do uso das novas tecnologias no varejo. Outros fatores valorizados incluem economia de tempo (33,5%), experiência de compra aprimorada (17,8%) e acesso a informações mais detalhadas sobre produtos (13,2%).
O estudo mostra que a aplicação dessas tecnologias já é, em parte, uma realidade. Quando questionados sobre a experiência de compra em supermercados sem o atendimento humano, por meio de caixas automáticos ou self-checkout, 61,6% dos entrevistados afirmam já ter utilizado e aprovado essa experiência, enquanto 10,7% relatam ter usado, mas não gostado. Além disso, 22,6% dizem nunca ter experimentado, porém, demonstram interesse em testar essa modalidade de compra um dia.
Do outro lado do balcão, os varejistas estão intensificando suas estratégias para atrair e fidelizar clientes. De acordo com os dados, 7 em cada 10 consumidores brasileiros aderiram a programas de fidelidade de algum supermercado (66%). Desse total, 59% participam de duas ou quatro dessas iniciativas. No contexto virtual, 59,7% dos respondentes contam fazer parte de algum programa de fidelidade de lojas virtuais.
Quando questionados sobre os possíveis benefícios considerados na hora de se filiar a um programa de fidelidade, 60,4% elegeram as milhas áreas como o preferido. Logo atrás estão descontos (53,7%), acesso a promoções exclusivas (42,3%) e sorteios (22,5%).
A análise sobre os fatores que influenciam a fidelidade a uma marca específica apontou que a qualidade do produto (76%) é o principal determinante na escolha de um rótulo no momento da compra. Em segundo lugar, aparece o preço do item (42,7%) e depois a boa experiência de compra (33,5%). Outro aspecto relevante observado foi o posicionamento e a identidade da marca, com 20% dos entrevistados afirmando que a identificação dos valores da marca com os seus clientes motiva a lealdade.
O levantamento também analisou a satisfação dos participantes em relação às marcas que consomem atualmente. Conforme os resultados, 73% dos respondentes afirmaram estar satisfeitos, enquanto 16% se mostraram neutros e 11% expressaram insatisfação significativa.
Um total de 51,7% dos consumidores costuma visitar o mesmo supermercado físico regularmente. Para entender o que os motiva a optar pela compra presencial sempre no mesmo local, o estudo indica que a razão central é a variedade de marcas e produtos (49,8%), seguida por descontos oferecidos (43,4%) e conveniência da localização (42%). Ainda no ambiente físico, 45% dos entrevistados seguem uma lista de compras no supermercado, mas acabam comprando também por impulso.
Quando se trata do ambiente digital, a fidelidade dos consumidores a um único local é menor. Dos entrevistados, 27% frequentemente compram em uma mesma loja virtual. A maioria, 51% das pessoas, faz isso apenas às vezes. E 4% sempre compram no mesmo e-commerce. Outra parcela igual, de 4%, disse nunca comprar no mesmo ambiente digital.
Já em relação ao uso de aplicativos, como iFood e Rappi, para compras de itens de mercado, 34,7% dos respondentes justificam utilizá-los ocasionalmente, 26,8% semanalmente, 21,1% mensalmente, 7,9% diariamente e 9,4% nunca recorreram a essas plataformas.
A pesquisa Neogrid/Opinion Box menciona que o cartão de crédito é o método de pagamento mais utilizado nos supermercados, escolhido como principal por 62,5% dos entrevistados. Em seguida, aparecem o cartão de débito (16,4%), o PIX (9%) e os apps de pagamento, como Apple Pay, Google Pay e Mercado Pago (4,1%). O tradicional dinheiro em espécie é utilizado como meio de pagamento predominante por apenas 3,8% dos respondentes.
O estudo foi executado online, no Painel de Respondentes do Opinion Box, entre os dias 5 e 12 de fevereiro de 2025, com mais de 2 mil pessoas de todo o Brasil acima de 16 anos e de todas as classes sociais que são responsáveis ou parcialmente responsáveis pelas compras da casa.
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