Consórcio Nordeste busca capital internacional para inovação e energia limpa

Por: Redação | Em:
Tags:, , ,
consórcio nordeste

Elmano de Freitas, governador do Ceará, participou da II Assembleia Geral de Governadores e Governadoras do Consórcio Nordeste. (Foto: Wesley Amancio)

Elmano de Freitas, governador do Ceará, participou na última quarta-feira (9) da II Assembleia Geral de Governadores e Governadoras do Consórcio Nordeste. O encontro, realizado em Brasília, teve como foco a atração de investimentos internacionais para áreas estratégicas como infraestrutura, energias renováveis e inovação.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Na pauta da reunião estavam temas como a agenda legislativa, o sistema elétrico regional, a COP 30 e uma missão internacional ao Oriente Médio. O objetivo é alinhar ações conjuntas entre os estados do Nordeste para ampliar a presença da região em pautas globais e atrair capital estrangeiro.

A reunião reforçou o papel do Consórcio como instrumento de articulação política e econômica. O governador do Ceará destacou que a cooperação entre os estados é essencial para reduzir desigualdades e acelerar o crescimento regional. 

“A união dos governadores e governadoras é fundamental para a implementação de ações que colaborem para a redução da desigualdade regional e o crescimento do Ceará e Nordeste. Entre as iniciativas, temos trabalhado para, junto aos outros estados da região, consolidar investimentos em energias renováveis.”

Elmano de Freitas, governador do Ceará

Nordeste com foco em Inovação e digitalização

Ainda em Brasília, Elmano de Freitas participou do lançamento do projeto Caravanas de Inovação, da Advocacia-Geral da União (AGU). A iniciativa visa promover a transformação digital em 10 estados, com foco em novas metodologias de gestão e qualificação de procuradorias públicas.

A primeira edição da Caravana ocorreu no Ceará, também na quarta-feira, com a presença de 150 advogados públicos. O evento incluiu webinários e atividades voltadas à modernização da atuação jurídica no setor público.

A cerimônia contou com a presença do procurador-geral do Ceará, Rafael Machado. O projeto tem como meta ampliar a eficiência administrativa e a colaboração entre entes federativos por meio da inovação.

Saiba mais:

Ceará sedia fórum nacional Estratégia Brasil 2050

Novo Código Eleitoral entra em pauta no Senado

Top 5: Mais lidas