O universo corporativo agrega-se ao resultado estabelecido na condução das propostas e a inovação é um dos requisitos que determinam no cenário empresarial atualmente uma necessidade estratégica. De acordo com estudos da consultoria McKinley, empresas que incorporam na respectiva cultura interna o fator “inovação” adquirem 2,5 vezes mais chances de superar as metas.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
De acordo com o CEO da Atomic Group, Felipe Bento, a inovação suplanta o critério da adoção de novas tecnologias, mas induz um ambiente que estimula a criatividade, incentiva a colaboração e cria condições para que ideias se transformem em soluções concretas. “Empresas inovadoras não apenas reagem às mudanças, elas as antecipam e moldam o futuro dos seus mercados”, frisa.
A instituição que ele comanda, a Atomic Group, implanta diretrizes onde os colaboradores interagem para compartilhar insights, acompanhar os projetos em andamento e alinhar os esforços de todas as empresas do grupo, iniciativas denominadas de “Weekly” e “Monthly”.
A Atomic Group, atua no ramo do desenvolvimento de startups e na educação empresarial. Ela contém cinco empresas no portfólio, sempre buscando inovar nos pilares da filosofia da empresa. Resultado desta configuração é que a entidade pioneira do grupo, a BR24, registrou no ano passado faturamento de R$ 20 milhões, em razão desta linha de conduta.
“A BR24 sempre valorizou a troca de conhecimento e a construção coletiva. Essa essência foi expandida para todo o grupo Atomic, criando um ambiente onde as pessoas têm autonomia para experimentar, errar e aprender rapidamente. Sonhar grande faz parte do nosso DNA”, explana Filipe Bento.
Direcionamentos para inovação e melhoria empresarial
Criar um canal de ideias – Um espaço onde os colaboradores possam sugerir melhorias e inovações de forma estruturada.
Estabelecer reuniões de brainstorming – Criar encontros periódicos para discutir desafios e propor soluções, utilizando metodologias como Design Thinking para estimular a criatividade.
Implementar programas de incentivo à inovação – Organizar desafios internos para motivar os times a propor melhorias e premiar ideias inovadoras.
Investir em capacitação contínua – Oferecer treinamentos sobre novas metodologias e tecnologias para manter os colaboradores atualizados e preparados para inovar.
Executar testes piloto – Validar novas ideias em pequena escala antes de aplicá-las amplamente, reduzindo riscos e otimizando a implementação de soluções inovadoras.

Saiba mais:
Consórcio Nordeste busca capital internacional para inovação e energia limpa
Lei do Bem na indústria: qual sua importância para alavancar a inovação no setor?