Reajuste da tarifa da Enel Ceará fica próximo de zero até 2026

Por: Redação | Em:
Tags:, , , ,
enel

Os consumidores da Enel no Ceará permanecerão praticamente dois anos sem aumento expressivo na tarifa de energia. (Foto: Divulgação)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (15), o reajuste tarifário da Enel Distribuição Ceará com impacto próximo de zero para os anos de 2025 e 2026. A nova tarifa entra em vigor a partir da próxima terça-feira, 22 de abril.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


O resultado foi alcançado após negociação entre a Aneel e o Conselho de Consumidores da Enel Distribuição Ceará (CONERGE), que participou da reunião pública ordinária realizada pela agência reguladora. Segundo o CONERGE, o acordo garante estabilidade no valor cobrado pela distribuidora nos próximos dois ciclos tarifários.

De acordo com Erildo Pontes, presidente do CONERGE e representante da classe Rural, a manutenção das tarifas decorre da capacidade de articulação do conselho com os agentes do setor elétrico. Ele afirmou que os consumidores da Enel Ceará não terão aumento perceptível nas contas de luz até 2026.

O presidente explica que a Aneel apresentou proposta de reajuste negativo, de -8,75%, para o ano de 2025, e para 2026 de mais de +17%. “Isso seria um desastre para a economia! Nesse momento o Conselho agiu e nós fomos apresentar nossa proposta de emprestar R$532 milhões para Enel CE, como diferimento, corrigidos pela taxa Selic, para equilibrar esse reajuste nos próximos dois anos”, afirmou. 

Erildo destaca ainda que a decisão foi amparada pelos assentos do CONERGE, ocupados todas as entidades de classe como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Associação Comercial do Ceará, classe Residencial e o Poder Público.”

Além disso, o reajuste aprovado para este ano será inferior à inflação medida pelo IPCA, com variação negativa de 2,1%. Para 2026, segundo ele, a Aneel já se comprometeu com um aumento de apenas 1,63%, mantendo o controle sobre os custos para o consumidor.

Pontes avaliou o resultado como positivo e destacou que os consumidores da Enel no Ceará permanecerão praticamente dois anos sem aumento expressivo na tarifa de energia. Ele atribuiu esse desfecho à atuação técnica e ao diálogo constante do conselho com os órgãos reguladores.

Saiba mais:

Economia do Ceará cresce 2,4% no início de 2025

Governo apresenta Orçamento de 2026 com ajuste de 7,2% no salário mínimo

Top 5: Mais lidas