De acordo com os estudos da IBEVAR, o valor mensurado dos ovo de Páscoa se relativiza em torno de R$ 70,00. (Foto: Envato Elements)
O mercado de ovo de Páscoa é uma tendência sólida no país, apesar da subida do preço do cacau estimada em 180% nos últimos dois anos, segundo o levantamento do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumidor (IBEVAR).
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No entanto, conforme projeção da entidade, a movimentação em 2025 deve atingir o valor de R$ 5,3 bilhões no Brasil, um aumento de 27% em relação ao ano passado. E a comercialização do ovo de Páscoa contribui para crescimento de 14% no setor.
De acordo com os estudos da IBEVAR, num contexto geral de redes populares, o valor mensurado dos ovo de Páscoa se relativiza em torno de R$ 70,00. Contudo, apesar do custo elevado, a previsão neste ano é de aumento nas vendas, com 74% das pessoas na intenção de comprar e 62% dos consumidores pesquisados priorizando marcas diferenciadas.
“O que vemos não é apenas crescimento econômico – é uma profunda transformação cultural no modo como os brasileiros se relacionam com o chocolate. É a prova definitiva de que, quando um produto se conecta emocionalmente com seu público, nem mesmo as mais severas pressões econômicas podem deter seu avanço”, avalia o presidente do IBEVAR, Claudio Felisoni.
No aspecto geral do insumo chocolate, a preferência do público brasileiro é pelo ovo de Páscoa, conforme a pesquisa do Zoox Smart Data, que apontou como a principal opção de compra de 64,93% dos entrevistados, seguindo de barras de chocolate (20,32%) e caixa de bombons (14.75%).
No que concerne o formato de compra, o serviço presencial ainda é o mais requisitado pelos brasileiros na hora de comprar chocolates, sendo a opção de 51,82% dos entrevistados, enquanto 33,17% optam por lojas especializadas, chocolaterias, vendedores artesanais representam 8,70% e internet 6,31%.