Morre Papa Francisco, aos 88 anos

Por: Redação | Em:
Tags:

Sua última aparição pública foi no domingo (20), quando o Papa abençoou os fiéis reunidos na Praça de São Pedro para a Missa de Páscoa. (Foto: Nuno Veiga/Pool/Agência Lusa)

Papa Francisco, líder da Igreja Católica desde 2013 e uma das figuras religiosas mais influentes do século XXI, morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos. A notícia foi confirmada pelo Vaticano.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, diz o comunicado.

A notícia foi confirmada pelo cardeal Kevin Farrell. Americano de origem irlandesa, Farrell será o administrador do Vaticano até a eleição de um novo papa.

Saúde do Papa Francisco 

Francisco foi hospitalizado no dia 14 de fevereiro com bronquite seguida de uma infecção polimicrobiana e permaneceu internado por 37 dias. Havia recebido alta no dia 23 de março. Sua saúde vinha piorando nas últimas semanas antes da internação. Além de dificuldades respiratórias crônicas – uma pleurisia fez com que ele perdesse parte de um pulmão na juventude – Francisco tinha problemas no joelho e no quadril. Isso fez com que ele tivesse de recorrer a uma cadeira de rodas desde 2022.

Sua última aparição pública foi no domingo (20), quando o Papa abençoou os fiéis reunidos na Praça de São Pedro para a Missa de Páscoa.

Quem foi o Papa Francisco

Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires em 17 de dezembro de 1936, em uma família de imigrantes italianos do Piemonte. O pai, Mario Bergoglio, era contador em uma empresa ferroviária e a mãe, Regina Sivori, cuidava da casa e dos cinco filhos do casal.

Ele se diplomou como técnico químico, e depois escolheu o sacerdócio, entrando no seminário diocesano de Villa Devoto. Em 11 de março de 1958 entrou no noviciado da Companhia de Jesus, a ordem jesuíta. Estudando na Espanha, foi ordenado em 13 de dezembro de 1969 e emitiu a profissão perpétua nos jesuítas em 22 de abril de 1973.

Regressou à Argentina em julho de 1973 e permaneceu em seu país de origem até 1986. Foi provincial dos jesuítas da Argentina entre 1973 e 1979 e reitor do colégio de São José entre 1980 e 1986. Nesse ano mudou-se para a Alemanha para fazer seu doutorado.

Sua eleição ao papado teve vários fatos inéditos. Francisco foi o primeiro papa jesuíta. Foi o primeiro nascido no continente americano e no hemisfério Sul. E também foi o primeiro nascido fora da Europa a ser eleito em 1.272 anos. O último caso de um papa não europeu foi Gregório III (731-741), nascido na atual Síria.

Saiba mais:

Cultura organizacional é a chave para promover diversidade e inclusão

Biodiversidade das águas: preservação ajuda a economia local prosperar

Top 5: Mais lidas