Ícone do site TrendsCE

Transição energética é prioridade para 89% dos executivos do Brasil

energias renováveis Transição energética

A transição energética é uma prioridade para 89% dos líderes empresariais brasileiros, de acordo com pesquisa da consultoria Savanta, encomendada por E3G, Beyond Fossil Fuels e We Mean Business Coalition. O grupo defende que o Brasil tenha um sistema elétrico majoritariamente renovável até 2035.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


O estudo ouviu executivos de médias e grandes empresas em 15 países. No Brasil, 63% apontaram a segurança energética como principal benefício das fontes renováveis, e 75% apoiam a substituição direta do carvão, sem uso intermediário de gás fóssil.

Mais de 90% dos executivos que defendem investimentos em energia limpa também querem o fim do carvão até 2035. Ainda assim, apesar do apoio à transição energética, 41% dos entrevistados consideraram os custos iniciais uma barreira. Segundo eles, os principais entraves são o alto custo de capital e os obstáculos regulatórios no país.

Para 45% dos executivos, a realocação de subsídios dos combustíveis fósseis para fontes renováveis é essencial para que o Brasil alcance a meta de reduzir entre 59% e 67% das emissões até 2035.

As empresas também veem oportunidades locais: 93% estão considerando investir em fontes renováveis para suas operações, sendo que metade pretende iniciar esses projetos nos próximos cinco anos.

Empresas aceleram planos para transição energética 

O levantamento aponta que 83% das companhias no Brasil já têm ou estão desenvolvendo planos para eliminar combustíveis fósseis. Entre elas, 43% pretendem abandonar o uso de carvão até 2030, e 27% até 2035.

Além disso, 66% das empresas afirmaram que deixarão de usar gás natural até 2035, reforçando o movimento do setor privado rumo a uma matriz energética mais limpa e segura.

Saiba mais:

Setor têxtil do Ceará ganha destaque por implementação de práticas ESG

Ceará na vanguarda da energia limpa mundial com hidrogênio verde

Sair da versão mobile