Além disso, o Governo do Ceará articula novos investimentos para ampliar a cadeia produtiva automotiva do Estado. (Foto: Divulgação/Comexport)
O polo automobilístico de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), começará a contratar mão de obra em julho. O anúncio foi feito pela Comexport durante a Auto Shanghai 2025, na China, com participação de Elmano de Freitas, governador do Ceará.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
A planta será a primeira multimarcas do Brasil e terá capacidade para produzir 80 mil veículos por ano, além da expectativa inicial de gerar 250 empregos diretos ainda em 2025. A unidade será voltada à produção de veículos movidos a energia elétrica, atendendo à demanda crescente por mobilidade sustentável. A produção dos primeiros modelos está prevista para este ano.
A Comexport, maior operadora de comércio exterior e supply chain do Brasil, atua com montadoras como BYD, Renault, GM, Honda e Ford, que devem integrar a nova planta cearense.
Segundo o governo do Ceará , o projeto consolida o Ceará como polo estratégico da indústria automotiva limpa e de baixo carbono no país.
A escolha de Horizonte se baseia na proximidade com o Porto do Pecém e na infraestrutura disponível na região metropolitana. O local facilita o escoamento da produção e a atração de fornecedores.
Além disso, o Governo do Ceará articula novos investimentos para ampliar a cadeia produtiva automotiva. O plano inclui qualificação de mão de obra e incentivos fiscais.
Complexo do Pecém atrai investidores na maior feira de logística da América Latina