Marketplaces ultrapassam buscadores como principal canal de pesquisa

Por: Redação | Em:
Tags:, , , ,
taxação e compras internacionais marketplaces

54% dos consumidores iniciam suas buscas em marketplaces, enquanto 52% ainda recorrem a buscadores como Google e Bing. (Foto: Envato Elements)

Pela primeira vez, marketplaces como Amazon, Magazine Luiza e Mercado Livre superaram buscadores na pesquisa de produtos. Segundo a pesquisa Commerce, 54% dos consumidores iniciam suas buscas em marketplaces, enquanto 52% ainda recorrem a buscadores como Google e Bing.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


O estudo, realizado pela MRM Brasil entre 2020 e 2024, ouviu 2 mil pessoas em duas rodadas. O crescimento de 4 pontos percentuais no uso de marketplaces contrasta com a queda de 5 pontos nos buscadores no mesmo período.

O comportamento de consumo online também ficou mais multicanal e móvel. O celular é usado em 91% das compras digitais, enquanto o computador caiu para 53%. A smart TV apareceu como novo canal de compra para 10% dos entrevistados.

Marketplaces: Eletrônicos lideram compras 

Entre as categorias mais compradas, os eletrônicos seguem na liderança, com 55% das preferências. Moda e acessórios cresceram 12 pontos, alcançando 53%. Eletrodomésticos aparecem em terceiro lugar, com 41% das escolhas.

Produtos de perfumaria e cosméticos subiram para 39%, mesma taxa de casa e decoração. Informática representa 31% e alimentos e bebidas, 30%, indicando a diversificação do consumo digital.

A pesquisa também destacou que 70% dos consumidores priorizam uma boa experiência de compra e 65% consideram as avaliações de outros usuários essenciais na hora de escolher onde comprar.

Saiba mais:

Complexo do Pecém atrai investidores na maior feira de logística da América Latina

BNB e FINEP lançam fundo de R$ 150 mi para startups no Nordeste

Top 5: Mais lidas