No Dia da Educação, tecnologia avança no auxílio pedagógico de professores cearenses

Por: Eleazar Barbosa | Em:
Tags:
dia da educação

“A educação transforma o mundo, e essas mudanças, da mesma forma, impactam o jeito de ensinar”, afirma especialista. (Foto: Envato Elements)

Hoje (28 de abril) é o Dia da Educação, e as plataformas tecnológicas são uma tendência que progride no seio de benefícios para serviço da população, e o setor que percebe as vantagens é o segmento da educação. No Ceará, dois conterrâneos se destacam na aplicação dos atributos. Um é o professor de Química Michael Arthaud, que além de utilizar o recurso virtual, possui mais de 25 anos de experiência, lecionando nos principais cursinhos pré-vestibular de Fortaleza, nas turmas especiais para ITA, IME, além de preparação para Medicina. O docente fundou um canal no YouTube denominado “Café com Química” no intuito de oferecer uma solução criativa no ensino da disciplina, e atualmente a plataforma digital possui quase 280 mil inscritos. No Instagram, o professor Michael contabiliza 107 mil seguidores.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


A educação transforma o mundo, e essas mudanças, da mesma forma, impactam o jeito de ensinar. Não podemos esperar que o ensino permaneça o mesmo diante dos avanços da tecnologia, como o uso de recursos de IA e tantos outros fatores que influenciam esse processo. Hoje caminhamos para uma perspectiva em que o professor mais guia do que lidera o aprendizado, com o aluno cada vez mais no centro do processo’’, relata Michel Arthaud.

O outro docente cearense é o professor de Biologia Flávio Landim, com experiência no magistério desde 1994. Flávio tem formação em Odontologia, no entanto escolheu a sala de aula para desenvolver a atuação profissional. Nos dias de hoje, ele utiliza o Instagram para auxiliar o respectivo formato pedagógico, com características de uma abordagem leve e bem-humorada na matéria, e assim ele ganhou notoriedade com os alunos pelo modo como traduz conteúdos complexos, além de compartilhar nas redes sociais curiosidades científicas e reflexões sobre o cotidiano escolar. O professor tem 32 mil seguidores em seu perfil no Instagram.

No âmbito nacional, o professor de Matemática gaúcho Daniel Ferretto conta com mais de três milhões de inscritos no canal do YouTube que ele criou em 2014, além de 500 mil seguidores no Instagram e 200 mil no TikTok. O docente tem experiência nos cursinhos presenciais de referência no Sul do Brasil e a metodologia pedagógica da matéria é aplicada através de playlists organizadas e didáticas descomplicadas.

Na foto, da esquerda para a direita, os docentes Flávio Landim, Michael Arthaud, Daniel Ferreretto e Thais Formagio. (Foto: Divulgação)

Saiba mais:

Trump assina ordem para desmantelar Educação dos EUA

A utilização da inteligência artificial na educação

Top 5: Mais lidas